Coopernorte recebe visita para fiscalização do Programa Energia Forte no Campo

Coopernorte recebe visita para fiscalização do Programa Energia Forte no Campo

Destaques

Na última semana, a Coopernorte recebeu representantes do Departamento de Energia da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA) para a fiscalização das obras realizadas através do Programa Energia Forte no Campo.

Criado em outubro de 2020, o Programa tem como objetivo qualificar as redes de distribuição de energia elétrica nas áreas rurais do Estado, promovendo investimentos em obras de melhoria e modernização das redes, com a instalação de sistemas trifásicos. Essa iniciativa busca garantir energia elétrica de maior potência e qualidade para as famílias do campo, fortalecendo a produção agrícola, agroindústrias e indústrias locais.

A execução do Energia Forte no Campo é viabilizada por meio da celebração de Termos de Colaboração entre o Estado, representado pela SEMA, e as Cooperativas de Eletrificação Rural. O governo estadual participa com contrapartidas financeiras que podem chegar até 20% do valor total dos projetos.

As cooperativas, por sua vez, são responsáveis pela execução das obras, respeitando as normas técnicas do setor elétrico, especialmente a Resolução Normativa da ANEEL n° 1.000, de 7 de dezembro de 2021. De acordo com o presidente Jairton Vieira, a visita técnica é necessária para que a SEMA acompanhe os projetos desenvolvidos pela Coopernorte, que incluem a instalação de linhas trifásicas, novos postes e transformadores, em conformidade com as exigências do Programa.

Desde sua criação, o Energia Forte no Campo conta com o apoio da Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (FECOERGS) e a participação ativa de cooperativas como Celetro, Cermissões, Certaja, Certel, Certhil, Coopernorte, Coopersul, Coprel e Creral.