Documentos da história perdida de Viamão

Destaques

Lago da Tarumã

O Lago da Tarumã é um lago artificial. Foi construído pelo visionário João Carlos Viale Dias, loteador da Vila Tarumã. Ele deu a área gratuitamente para o Automóvel Club do Rio Grande do Sul para construir o Autódromo Internacional de Tarumã. A ideia de criar o lago em Tarumã partiu dele e tinha como objetivo propiciar um recanto aprazível onde a população pudesse descansar e se divertir nos fins de semana.

Depois de pronto o Lago, o sucesso foi tão grande, que grandes promoções foram realizadas ali como competições de motonáutica, esqui aquático e natação. Para isso foi construída, dentro do Lago, uma piscina olímpica que atraiu grandes nomes da natação sul-americana. Haviam banheiros públicos e a única casa era aquela onde morou Cândido Norberto.

A piscina do Lago Tarumã foi uma ideia genial. Uma piscina olímpica sem despesas com azulejos, encanamentos, bombas de água, máquinas para colocação de cloro e, principalmente, água sempre renovada sem cobrança da CORSAN. Solução inteligente de um município pequeno unido e voltado basicamente para o interesse da sua população. Havia domingos que toda a sua população ia ao lago como se tivesse marcado encontro com o pessoal que vinha de Porto Alegre. Existiam ônibus que ligavam Porto Alegre ao Lago Tarumã. Tinham vestiários amplos e muito respeito. Os fumantes não jogavam cigarros na água, nem faziam suas necessidades.

Tudo era muito limpo. A cidade começou a crescer. O esgoto da cidade começou a entrar no Lago e a água ficou suja. Atualmente, o Lago Tarumã está abandonado. Algumas pessoas duvidam que um dia ali existiu um lago bonito. Hoje, a população vai para o Gasômetro e os parques em Porto Alegre, por falta de opções de convivência e lazer em Viamão. Faz tempo, a CORSAN depositou em torno de R$ 6 milhões nos cofres da Prefeitura de Viamão para revitalizar o Lago Tarumã. Até o momento, não se vê nada que possa dar esperança à população de que algo será feito no local.