IPTU e demais dívidas tem anistia de 100% das multas e juros em Viamão

Destaques

Articulado pelo vereador Luís Armando Azambuja (PT), autor da Lei 4002/2012, que instituiu em Viamão, o programa de anistia de multas e juros das dívidas em Viamão, foi aprovado na Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito André Pacheco, o projeto 114/2019, da edição do RECRED/2019 – Programa de Recuperação de Créditos, que passa a vigorar a partir de 1º de agosto, para beneficiar mais de 40 mil contribuintes viamonenses, que possuem dívidas com a Prefeitura. Depois de audiência com o secretário Municipal da Fazenda, Pedro Joel de Oliveira, que definiu as principais regras do RECRED/2019, o vereador Armando Azambuja explicou que o programa vai conceder o perdão de até 100%, das multas e juros do IPTU (Imposto Predial Territorial e Urbano), ISS (Imposto de Serviço de Qualquer Natureza), nas taxas municipais, autos de infração e nas contribuições de melhorias e de outros tributos ou dívidas e créditos de qualquer tipo, origem e natureza que o contribuinte viamonense tenha com a Prefeitura de Viamão. A medida beneficia também, enfatizou o vereador Armando, aqueles que estão em fase de execução fiscal já ajuizada (cobrança judicial), protestadas em cartório, no SPC/SERASA, ou já parceladas antes da lei do RECRED/2019. Para o vereador Armando, o benefício do perdão das multas e juros dos impostos e dívidas com a municipalidade, possibilita aos contribuintes inadimplentes, a quitação com a Prefeitura de forma vantajosa e menos onerosa, evitando problemas de cobranças judiciais, ao mesmo tempo em que se procura conquistar a consciência do necessário cumprimento do dever ao contribuinte viamonense, viabilizando mais investimentos na cidade. A expectativa do secretário da Fazenda, Pedro Joel, com arrecadação da campanha do RECRED/2019, é trazer mais investimentos e incrementações nas ações e serviços realizados pela prefeitura à população viamonense, nas áreas da saúde, educação, infraestrutura e saneamento básico. Mais informações junto ao Prédio Central da Prefeitura, na Praça Júlio de Castilhos, s/nº, Centro, no Setor de IPTU, fone 3492.7658, e-mail: iptu@viamao.rs.gov.br, ou no Setor de Cobrança da Secretaria da Fazenda, fone 3492.7667, e-mail: cobranca.smf@viamao.rs.gov.br, ou ainda pelo Fala Cidadão, 156 (telefone gratuito).

Saiba mais sobre o RECRED/2019:

O que é: Descontos de 100%, 90%, 80%, 70% e 60%, dos valores cobrados como juros e multas aos pagamentos à vista, com possibilidade de parcelamento em até 6 vezes, com a metade do desconto oferecido à vista. O benefício vale para todos contribuintes viamonenses que possuem toda e qualquer tipo ou natureza de dívidas com a Prefeitura de Viamão, inscritos ou não em dívida ativa, ajuizados, com cobrança judicial e/ou protestados em cartório, no SPC/SERASA, ou até aquelas já parcelados, antes da lei, exceto os créditos de competência do exercício de 2019.

De 1º a 31 de agosto, anistia será total e o desconto é de 100% dos valores dos juros e das multas, para os pagamentos realizados à vista. Durante o mês de agosto, há possibilidade também de parcelamento em até 6 vezes, com desconto 50% das multas e juros, com vencimento da primeira parcela até 31/08.

De 1º a 30 de setembro, o desconto é de 90% dos valores dos juros e das multas, para os pagamentos realizados à vista, ou parcelados em até 6 vezes, com desconto de 45%, com vencimento da primeira parcela até 30/09.

De 1º a 31 de outubro, o desconto é de 80% dos valores dos juros e das multas, para os pagamentos realizados à vista, ou parcelados em até 6 vezes, com desconto de 40%, e vencimento da primeira parcela até 31/10.

De 1º a 30 de novembro, o desconto é de 70% dos valores dos juros e das multas, para os pagamentos realizados à vista, ou parcelados em até 6 vezes, com desconto de 35%, e vencimento da primeira parcela até 30/09.

De 1º a 27 de dezembro, último prazo do RECRED/2019, o desconto é de 60% dos valores dos juros e das multas, para os pagamentos realizados à vista, ou parcelados em até 6 vezes, com vencimento da primeira parcela até 27/12.